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Óbidos reforça aposta nas indústrias criativas de base tecnológica
28 Janeiro 2025
A Praça da Criatividade encheu-se de público, este sábado, para assistir à conferência “Óbidos 2035: Uma Visão Para o Futuro”, iniciativa integrada nas comemorações do Feriado Municipal e que serviu para a apresentação do plano estratégico do concelho para a próxima década. Durante a sessão, o presidente do município de Óbidos apontou para um caminho “assente, para além do turismo e da agricultura, também nas indústrias criativas de base tecnológica”.
“É preciso criar e reter talento no nosso território” defende Filipe Daniel, que considera fundamental apostar na “capacitação das pessoas”, na defesa da “identidade e raízes do território”, nomeadamente no setor primário, com enfoque nas pescas e agricultura, sem perder de vista a inovação na agroindústria. Razão pela qual defende, tal como sugere o plano estratégico elaborado pela Brand Builders, a evolução do Parque Tecnológico para um hub do conhecimento do universo alimentar, com o estabelecimento de parcerias com universidades e o tecido empresarial.
“Queremos transformar aquilo que são as nossas raízes para um valor acrescentado no setor agrícola ou das oportunidades geradas pela Lagoa de Óbidos, nomeadamente das pescas para alavancar, do ponto de vista económico e social, o nosso território, mas acima de tudo olhar a uma vertente industrial, mas uma indústria direcionada para a criatividade e sustentabilidade, para que consigamos criar postos de trabalho e empregos de valor acrescentado. Isso é fundamental para um território que não pode apenas depender do peso da agricultura e do turismo”, sublinhou o autarca, que manifestou, ainda, interesse em caminhar para uma candidatura à distinção de Cidade Gastronómica reconhecida pela UNESCO, que contemple os produtos da Lagoa de Óbidos, a agricultura, o vinho e as carnes caseiras produzidas no concelho.
O estudo “Projeto Valor XXI - Trazer + investimento para Óbidos” foi desenvolvido ao longo de seis meses pela consultora Brand Builders, contando com a participação ativa de diversos agentes locais e giza uma estratégia de desenvolvimento socioeconómico do concelho, que alia a tradição à inovação, sendo a evolução do Parque Tecnológico de Óbidos para um modelo de Parque Tecnológico Experimental do Alimento uma das principais novidades.
“A visão que temos para Óbidos escala em cima do que já existe, ou seja, de setores, já de si, de excelência, como a agricultura ou o turismo. Para termos uma sociedade mais qualificada e com melhor qualidade de vida temos de dotar o território com uma economia mais qualificada”, defendeu Paulo Mesquita, presidente executivo da Brand Builders, para quem é “essencial captar investimentos na indústria”, sendo que as prioridades “passam pela especialização na atração de investimento em setores em que Óbidos é tão bom ou melhor do que os outros”.
“Nesta fase, concluímos a reflexão estratégica e apontámos uma série de linhas de desenvolvimento. Para termos uma sociedade mais qualificada e com melhor qualidade de vida temos de dotar o território com uma economia mais qualificada”, sublinhou o economista, que agradeceu os contributos recebidos durante a elaboração do plano estratégico do concelho de Óbidos e olha para o Parque Tecnológico como “a alavanca que vai permitir juntar aquilo que se passa na agricultura à ciência e à academia”, permitindo, dessa forma, “produzir mais e melhor em Óbidos, gerando assim mais valor em mercados mais sofisticados”.
“O município pretende gerar um crescimento expressivo do tecido empresarial e social, a partir da iniciativa e investimento privados, bem como reter talento. Foi em resposta a este repto que criámos o Programa de Captação de Investimento em áreas chave, e de Atração e Retenção de Talentos”, nota o consultor, sublinhando que o propósito passa por “criar em Óbidos um ecossistema de vanguarda económica, juntando os investidores com o talento e com as empresas, de modo a que os primeiros financiem os projetos dos segundos”.
O património, a tradição e a notoriedade de Óbidos à escala nacional e internacional são apontadas como algumas das principais vantagens competitivas do concelho, com destaque para o setor primário a que se alia o turismo, o golfe e os eventos. Por outro lado, a baixa densidade demográfica e a reduzida oferta de transportes públicos estão entre as preocupações do plano estratégico. A este propósito, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos recordou que o concelho é “um dos poucos que tem vindo a crescer em termos de população e que o objetivo é acentuar esse crescimento”, tendo ainda anunciado a criação de um serviço de transporte a pedido ou flexível por aplicativo, para deslocações dentro do concelho.
“Será um serviço de transporte a pedido, bastando ao munícipe reservar no dia anterior a deslocação que pretende fazer. Depois, com inovação tecnológica, seremos capazes de desenhar rotas que permitam rentabilizar os recursos e, nessa medida, contribuir para a melhoria das condições de vida dos obidenses e combater as assimetrias do território”, concluiu Filipe Daniel.
“É preciso criar e reter talento no nosso território” defende Filipe Daniel, que considera fundamental apostar na “capacitação das pessoas”, na defesa da “identidade e raízes do território”, nomeadamente no setor primário, com enfoque nas pescas e agricultura, sem perder de vista a inovação na agroindústria. Razão pela qual defende, tal como sugere o plano estratégico elaborado pela Brand Builders, a evolução do Parque Tecnológico para um hub do conhecimento do universo alimentar, com o estabelecimento de parcerias com universidades e o tecido empresarial.
“Queremos transformar aquilo que são as nossas raízes para um valor acrescentado no setor agrícola ou das oportunidades geradas pela Lagoa de Óbidos, nomeadamente das pescas para alavancar, do ponto de vista económico e social, o nosso território, mas acima de tudo olhar a uma vertente industrial, mas uma indústria direcionada para a criatividade e sustentabilidade, para que consigamos criar postos de trabalho e empregos de valor acrescentado. Isso é fundamental para um território que não pode apenas depender do peso da agricultura e do turismo”, sublinhou o autarca, que manifestou, ainda, interesse em caminhar para uma candidatura à distinção de Cidade Gastronómica reconhecida pela UNESCO, que contemple os produtos da Lagoa de Óbidos, a agricultura, o vinho e as carnes caseiras produzidas no concelho.
O estudo “Projeto Valor XXI - Trazer + investimento para Óbidos” foi desenvolvido ao longo de seis meses pela consultora Brand Builders, contando com a participação ativa de diversos agentes locais e giza uma estratégia de desenvolvimento socioeconómico do concelho, que alia a tradição à inovação, sendo a evolução do Parque Tecnológico de Óbidos para um modelo de Parque Tecnológico Experimental do Alimento uma das principais novidades.
“A visão que temos para Óbidos escala em cima do que já existe, ou seja, de setores, já de si, de excelência, como a agricultura ou o turismo. Para termos uma sociedade mais qualificada e com melhor qualidade de vida temos de dotar o território com uma economia mais qualificada”, defendeu Paulo Mesquita, presidente executivo da Brand Builders, para quem é “essencial captar investimentos na indústria”, sendo que as prioridades “passam pela especialização na atração de investimento em setores em que Óbidos é tão bom ou melhor do que os outros”.
“Nesta fase, concluímos a reflexão estratégica e apontámos uma série de linhas de desenvolvimento. Para termos uma sociedade mais qualificada e com melhor qualidade de vida temos de dotar o território com uma economia mais qualificada”, sublinhou o economista, que agradeceu os contributos recebidos durante a elaboração do plano estratégico do concelho de Óbidos e olha para o Parque Tecnológico como “a alavanca que vai permitir juntar aquilo que se passa na agricultura à ciência e à academia”, permitindo, dessa forma, “produzir mais e melhor em Óbidos, gerando assim mais valor em mercados mais sofisticados”.
“O município pretende gerar um crescimento expressivo do tecido empresarial e social, a partir da iniciativa e investimento privados, bem como reter talento. Foi em resposta a este repto que criámos o Programa de Captação de Investimento em áreas chave, e de Atração e Retenção de Talentos”, nota o consultor, sublinhando que o propósito passa por “criar em Óbidos um ecossistema de vanguarda económica, juntando os investidores com o talento e com as empresas, de modo a que os primeiros financiem os projetos dos segundos”.
O património, a tradição e a notoriedade de Óbidos à escala nacional e internacional são apontadas como algumas das principais vantagens competitivas do concelho, com destaque para o setor primário a que se alia o turismo, o golfe e os eventos. Por outro lado, a baixa densidade demográfica e a reduzida oferta de transportes públicos estão entre as preocupações do plano estratégico. A este propósito, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos recordou que o concelho é “um dos poucos que tem vindo a crescer em termos de população e que o objetivo é acentuar esse crescimento”, tendo ainda anunciado a criação de um serviço de transporte a pedido ou flexível por aplicativo, para deslocações dentro do concelho.
“Será um serviço de transporte a pedido, bastando ao munícipe reservar no dia anterior a deslocação que pretende fazer. Depois, com inovação tecnológica, seremos capazes de desenhar rotas que permitam rentabilizar os recursos e, nessa medida, contribuir para a melhoria das condições de vida dos obidenses e combater as assimetrias do território”, concluiu Filipe Daniel.