- Início
- Viver
- Coesão Social
- Programa Melhor Idade – Rede Municipal de Centros de Dia e de Convívio
Programa Melhor Idade – Rede Municipal de Centros de Dia e de Convívio
O Programa Melhor Idade surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequadas à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos. Atualmente, este programa conta com 11 Centros de Convívio em funcionamento, onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de atividades de apoio que têm como objetivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, atividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada. Cada um dos Centros de Convívio conta com a colaboração de um animador que tem ao seu encargo o desenvolvimento de ateliês.
Para além das actividades desenvolvidas nos centros, todos os utentes inscritos, podem usufruir de forma gratuita de:
- Aulas de hidro sénior nas piscinas municipais (2x/semana);
- Aulas de desporto – sénior+ativo no pavilhão municipal;
- Transporte OBI;
- Acompanhamento social e/ou acompanhamento psicológico.
Grupo Concelhio de Apoio Ao Idoso - GAI
O Grupo de Apoio ao Idoso do Concelho de Óbidos, é uma entidade com funções de articulação, informação, proteção e promoção dos direitos dos idosos do concelho por forma a garantir a satisfação das necessidade básicas e garantir o seu bem-estar físico e psicológico assim como, a sua qualidade de vida.
Constituído no âmbito da rede social do concelho de Óbidos, fazem parte do grupo representantes das seguintes entidades: câmara municipal de Óbidos, segurança social, saúde, associação de freguesias do Concelho de Óbidos, GNR, Bombeiros Voluntários de Óbidos, e associação de desenvolvimento social da freguesia de a-dos-negros.
São objetivos do GAI:
- Informação, sensibilização e responsabilização das famílias e da comunidade sobre os direitos das pessoas idosas;
- Prevenção e/ou termo de situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar físico e psicológico dos idosos;
- Agilização de procedimentos para acesso a direitos e /ou serviços disponíveis na comunidade;
- Promoção de intervenções alternativas para o apoio a pessoas idosas;
- Promoção / Criação de sinergias entre os diversos atores sociais do concelho;