Vespa Asiática
Informação e Sensiblilização Pública
A Vespa velutina ou vespa asiática é considerada uma espécie exótica invasora que, infelizmente, já se apresenta amplamente distribuída em Portugal, à excepção do Baixo Alentejo e Algarve e é também uma espécie invasora em outros países europeus, como Espanha, França e Itália. A sua erradicação neste momento não é possível, sendo viável controlar e diminuir a sua presença. Apesar do transtorno causado, devemos viver em tranquilidade, mantendo o cuidado sobretudo aquando da localização dos ninhos, que somente devem ser destruídos por técnicos preparados para o efeito.
No caso de avistamento de um ninho de vespa-asiática, deve preencher o formulário para o carregamento, pelos cidadãos, de informação sobre o avistamento, atráves do link http://stopvespa.icnf.pt. Ao aceder ao link, abrir-se-à uma página com informação sobre a ferramenta online, que incluirá os acessos aos dois formulários que integram: cidadãos e municípios. Deverá escolher o Formulário para os cidadãos.
Todos os registos efectuados pelos cidadãos dão origem a notificação, via e-mail, que será recebido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos. Cada e-mail de notificação incluirá uma referência que servirá, posteriormente, para ter acesso aos dados submetidos, pelo que se apela que sejam preenchidos os campos com Nome, Contacto e foto do ninho, para que em caso de dúvida se possa contactar para auxiliar na identificação do ninho.
É importante realçar que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano, do que a vespa europeia (Vespa crabro).
O Município de Óbidos tem como objetivo estratégico para o primeiro trimestre de 2022, a colocação de armadilhas para captura e deteção de Vespa velutina em locais estratégicos de todas as freguesias do concelho, em colaboração com as Unidades Locais de Proteção Civil, com vista à monitorização da sua progressão no território e em particular para a eliminação das vespas fundadoras, diminuindo assim a probabilidade da construção de ninhos primários e definitivos.
Esta medida insere-se no "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal", desenvolvido pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com a colaboração do, INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Este plano de ação tem por objetivos "a vigilância e controlo da Vespa velutina em território nacional com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola, bem como à minimização dos impactos sobre a biodiversidade".
O Município de Óbidos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promove a destruição dos ninhos que são detetados no concelho de Óbidos, como medida de controlo da proliferação desta espécie. Estes ninhos são de grandes dimensões (podem ter 1m de altura e 80 cm de diâmetro), sendo redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, ou mais pequenos (ninhos primários) do tamanho de uma bola de ténis.
Cartaz e Flyer informativo - Estratégia de Combate