Psicologia
Consultas de Psicologia Clínica
Todos nós sofremos desgaste psicológico e emocional quando enfrentamos situações de vida mais exigentes e stressantes. São imensas as situações que podem afetar o nosso equilíbrio psicológico. O apoio psicológico tem como objetivo promover o bem-estar psicológico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
A quem se destina: Adultos, Munícipes em Óbidos e utentes das Piscinas Municipais
Consultas de Psicologia para Grávidas e Recém-Mamãs:
Esta consulta visa promover o bem-estar psicológico das futuras mamãs, assim como ajudar a gerir os diferentes papéis da vida, as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem durante este período, prevenir a depressão pós-parto, promover o vínculo afetivo mãe-bebé e a parentalidade.
A quem se destina: Grávidas e Recém-Mamãs Munícipes de Óbidos
Consultas de Apoio ao Processo de Luto
O luto é um processo complexo, multidimensional, que envolve o domínio físico, psicológico e social. A perda de uma pessoa significativa surge, muitas vezes, como uma profunda alteração na trajectória de vida de um indivíduo, envolvendo um processo de reconstrução de significado da perda, no qual o indivíduo em luto reaprende a viver.
A quem se destina: Munícipes de Óbidos que estejam a passar por um processo de luto.
Consulta de Aconselhamento Familiar em Situação de Crise
Todas as famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido). Esta medida constitui mais uma aposta na qualidade e progressiva adequação das respostas às necessidades dos munícipes, defendendo a coesão social e o apoio às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
A quem se destina: Às famílias em situação de crise, Munícipes de Óbidos
“Polvinhos do Afeto” – Grupo Terapêutico:
É um grupo terapêutico cujos elementos tricotam polvinhos e debatem um tema que é lançado no início de cada sessão. Os polvinhos tricotados serão entregues a recém-nascidos, prematuros, internados na unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria.
São vários os benefícios de participar neste grupo terapêutico, nomeadamente: realizar uma atividade de lazer; desenvolver a capacidade criativa; pensar sobre si e o outro; colocar-se no lugar do outro; treino cognitivo; promover a interacção social; aprender novas aptidões relacionais; fomentar a coesão e, consequentemente, a aceitação; discutir a crença de que os seus problemas são únicos e imutáveis; descobrir pontos em comum e aumentar a auto- estima através do altruísmo e da empatia.
A quem se destina: Munícipes de Óbidos em situação de risco de isolamento social, sem ocupação e/ou que simplesmente queiram aprender a tricotar.
Como Funciona: As sessões deste projecto têm lugar no edifício das Piscinas Municipais e são dinamizadas pela psicóloga clínica do Município, Joana Duarte, com uma periodicidade quinzenal.