Atividades de Enriquecimento Curricular
Atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural
As Atividades de Enriquecimento Curricular, implementadas no 1.º ciclo do ensino básico, são atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.
Inglês
A atividade de Inglês nos 1.º e 2.º anos de escolaridade, tem como finalidade a educação para a comunicação, promovendo o desenvolvimento de competências e capacidades facilitaras de uma posterior aprendizagem formal.
Atividade Lúdico-Expressiva
Nesta área, pretende-se desenvolver o projeto Óbidos Anima - cinema de animação, através da construção de novas dinâmicas de grupo e na utilização de recursos tecnológicos diversificados. O cinema de animação tem múltiplas linguagens (estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras), o que permite um trabalho multidisciplinar, sendo um veículo de comunicação, que possibilita ao aluno a construção do seu conhecimento, desenvolve o espírito de observação, a imaginação e o pensamento crítico. Os animadores do município de Óbidos serão os técnicos responsáveis pela implementação desta atividade.
Atividade Físico-Desportiva
Pretende-se com esta atividade, desenvolver o domínio global das capacidade motoras e alargar o campo de experiências das crianças. A atividade física e desportiva é desenvolvida por professores do município de Óbidos.
Música
Pretende-se com o ensino da música no 1.º ciclo, o desenvolvimento da literacia musical, através do desenvolvimento de competências de leitura e escrita musicais. Para a implementação desta atividade foi celebrado um protocolo de colaboração, com a União Filarmónica de A-da-Gorda que disponibilizará dois técnicos que ficarão responsáveis pela actividade nos três complexos escolares.
Teatro
O atelier de expressão dramática pretende ser um espaço privilegiado de criação, recriação e improvisação, em que o dinamizador terá a oportunidade de proporcionar atividades promotoras da imaginação e da criatividade. Ao trabalhar a arte dramática e articulá-la com outras manifestações artísticas, o dinamizador estará a promover nos alunos um conjunto de competências essenciais como: a comunicação, a autonomia, o espírito crítico, a cooperação, entre outros.