- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Vigília junta população do Vau e autarcas para manutenção da extensão de saúde
Vigília junta população do Vau e autarcas para manutenção da extensão de saúde
Decorreu ontem, 7 de Setembro, uma vigília, em frente à Junta de Freguesia do Vau, para o não encerramento da extensão de saúde do Vau. Esta vigília juntou a população daquela freguesia, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, o presidente da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, e o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Oeste Norte, João Gomes, entre outras personalidades.
Depois de um primeiro anúncio de encerramento desta extensão de saúde, acabou por haver um entendimento entre a Junta de Freguesia do Vau, Câmara Municipal de Óbidos e o ACES Oeste Norte, tendo sido anunciada a continuidade e funcionamento desta estrutura de saúde.
Assim, o pólo de saúde do Vau ficará a funcionar dois dias por semana para consultas de adultos e idosos. Na extensão de saúde da Amoreira funcionarão as valências de saúde materna e planeamento familiar. A divisão do trabalho médico entre Amoreira e Vau será definido em concordância com os profissionais envolvidos e ajustada à capacidade de horas de trabalho disponíveis nos vários setores de atividade.
Frederico Lopes, presidente da Junta de Freguesia do Vau, diz estar “consciente que este não é o cenário perfeito”, sendo, antes “o possível”. “Mas o importante foi garantir a continuidade do Centro de Saúde no Vau, ficando a Junta de Freguesia atenta aos compromissos assumidos” pelas entidades competentes, conclui.
Este funcionamento condicionado da extensão de saúde do Vau acontece devido à limitação de recursos humanos, nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos, e à necessidade de substituição de equipamentos de apoio às práticas médica e de enfermagem, que se encontrem obsoletos, ou em mau estado de conservação. Esta substituição irá acontecer nas duas semanas, sendo que os utentes da médica do Vau irão manter-se no seu ficheiro, não havendo, por isso, qualquer perda no acesso a cuidados de saúde.
Galeria de fotos