- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Humberto Marques em conferência que promove uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal
Humberto Marques em conferência que promove uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal
No passado dia 7 de Abril, realizou-se a terceira conferência para a concretização de uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal, tendo por tema “Integração Social, Renovação Geracional e Coesão Territorial”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, foi um dos participantes.
Segundo o autarca obidense, “Portugal deve reforçar políticas de integração de migrantes para garantir «sobrevivência demográfica»”, sublinhando que “estamos longe de uma integração, tanto na administração central, como na administração local”, considerando ainda que isto acontece “porque não são dadas as condições precisas, a nível da habitação e acesso à educação, no processo de acolhimento dos imigrantes”.
No concelho de Óbidos, onde se contabilizam 14 mil habitantes, essa é uma realidade clara, uma vez que “grande parte do PIB circunscreve-se ao turismo e agricultura, sectores exigentes na mão de obra, tendo-se registado um aumento de imigrantes brasileiros e asiáticos nos últimos anos”, disse Humberto Marques.
Portugal tem sido um ponto de chegada para muito imigrantes nos últimos anos. Em 2019, o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), dava conta de um aumento de 23% em relação ao ano anterior, tendo sido contabilizados 590.348 cidadãos estrangeiros com título de residência válido. Naquele ano, foi registado o valor mais elevado desde 1976.
Segundo Sónia Pereira, do Alto Comissariado para as Migrações, o perfil de imigrantes tem vindo a mudar. Embora a imigração continue a acontecer, tradicionalmente, por motivos económicos, atualmente já existe um aumento do número de jovens estudantes e reformados que escolhem Portugal como destino para imigrar.
O ciclo de conferências “Conhecer para Decidir, Planear para Agir” é promovido pela Lusomorango, a maior organização de produtores portuguesa do sector das frutas e legumes, e pela Universidade Católica Portuguesa, numa iniciativa da qual o Jornal Económico é media partner. As conferências realizam-se todas as quartas-feiras, até 14 de abril, e são transmitidas pela plataforma multimédia da JE TV (www.jornaleconomico.pt).
O objetivo desta iniciativa é “contribuir com uma visão estratégica global, integrando na reflexão toda a cadeia de valor agroalimentar nas várias perspetivas geográficas”, explicou o presidente do conselho de administração da Lusomorango, Luís Pinheiro.
A conferência contou ainda com uma intervenção de fundo de Philip Martin, da Universidade da Califórnia; com a apresentação de um caso de estudo por Yissel Barajas, da Reiter Affiliated Companies; com a participação de Sónia Pereira, alta-comissária para as Migrações; e com a colaboração de Inês Santos, da empresa de distribuição Mercadona e Mercedes Jaffé, da empresa produtora Driscoll’s.
O comentário final esteve a cargo da deputada à Assembleia da República, Telma Guerreiro.
Assista à conferência através do link: