- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Edifícios Centrais do Óbidos Parque assinalam 7º aniversário
Edifícios Centrais do Óbidos Parque assinalam 7º aniversário
Os Edifícios Centrais do Óbidos Parque, centro de negócios para empresas de base criativa, digital e tecnológica, assinalam, hoje, dia 11 de Julho, o seu 7º aniversário.
O “quartel-general” do Óbidos Parque e o “coração” da sua entidade gestora, a OBITEC - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, é hoje a “casa” de perto de 40 empresas (e de ligação a outras 30) das áreas do Software (com soluções para a Agricultura, Saúde, Biotecnologia, Logística, Finanças, Educação, Indústria, Turismo) e do Hardware, mas também das áreas de Web Design, Design, Marketing Digital e Apoio ao Negócio.
“Aqui têm inovado, crescido e ajudado o projeto Óbidos Parque a crescer. Aqui têm nascido novos projetos, sinergias e também novos negócios, fruto da ligação gerada entre empresas da comunidade”, salienta Miguel Silvestre, diretor executivo do parque tecnológico.
Mas mais do que um espaço físico e de incubação para empresas e novos negócios, os Edifícios Centrais do Óbidos Parque são também um espaço que tem vindo a acolher empreendedores, novas ideias, projetos inovadores, trabalho colaborativo, freelancers, networking, que tem apostado na interligação entre empresas, o mercado, o talento, o conhecimento e a tecnologia, e onde se trabalham as agendas do presente e para o futuro.
Para além da ocupação dos edifícios, próxima da capacidade máxima, e de todas as suas dinâmicas, “assistimos com agrado ao povoar do parque por novos edifícios (um já concluído e outro em fase de conclusão), em resultado da operação imobiliária desencadeada em 2019, e que culminou na venda de uma dezena de lotes”.
Sobre o Óbidos Parque
O Óbidos Parque nasceu em 2008 enquanto parte integrante de uma estratégia local de desenvolvimento da economia criativa, num território até aí assente na Agricultura, Serviços e Turismo. A aposta numa economia de massa cinzenta foi uma das metas traçadas e o parque tecnológico uma das peças fundamentais dessa abordagem.
O parque foi criado em 2008 e logo em 2009 vê instalar-se a primeira empresa, a Janela Digital, mais tarde acompanhada pela Creativeland (que, na altura, também construiu o seu espaço). Em paralelo, em 2009, nasceu o ABC - Apoio de Base à Criatividade no antigo convento de São Miguel das Gaeiras, uma incubadora de projetos criativos e tecnológicos.
Começou assim a fortalecer-se uma comunidade que, em 2015, viria a ocupar os edifícios centrais. O novo edifício viu chegar muito mais empresas e cada vez mais colaboradores.
Conceito inovador de escritórios
O projeto dos Edifícios Centrais, desenhado pelo arquiteto Jorge Mealha, envolveu um investimento superior a 5 milhões de euros - com o apoio do Mais Centro.
Edifício icónico e premiado a nível nacional e internacional, assenta num conceito inovador de escritórios que, para além de espaços de trabalho (escritórios de 20 a 120 m2), de salas de reunião e de formação, de um auditório/conference room para eventos, de um espaço lounge, de extensos espaços verdes, de lugares de estacionamento e ainda de videovigilância, associa um conjunto de serviços complementares, sem que as empresas tenham de pagar mais por isso.
Prémios e distinções
2015 | Architizer A Awards - Popular Choice Winner - Categoria: Mixed Use
2015 | Iconic Awards - Categoria: Arquitetura Pública
2015 | Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe - Nomeação
2016 | Prémio Nacional de Imobiliário [atribuído pela revista Magazine Imobiliário] - Categoria: Escritórios
2017 | German Design Awards - Categoria: Arquitetura
2017 | APP - American Architecture Prize - Categoria: Architectural Design/Misc. Architecture