- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Secretário de Estado do Ambiente acolhe preocupações e projetos sobre Lagoa de Óbidos
Secretário de Estado do Ambiente acolhe preocupações e projetos sobre Lagoa de Óbidos
O secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, tomou contacto, esta quarta-feira, na praia do Bom Sucesso, com um conjunto de preocupações e projetos relativos à Lagoa de Óbidos. O governante participou numa reunião de trabalho com elementos do executivo municipal de Óbidos e o presidente da Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa de Óbidos (APMALO), num encontro que contou, ainda, com a presença dos deputados Telmo Faria e Hugo Oliveira.
Na ocasião, o presidente do município de Óbidos reforçou a preocupação com um eventual novo fecho da Aberta e solicitou medidas estruturais para mitigar o problema. Entre as prioridades elencadas por Filipe Daniel está a revisitação do projeto de abertura e aprofundamento dos canais da zona inferior da Lagoa e a construção de um dique de guiamento na embocadura (que remonta a 2014), bem como o rebaixamento da Coroa do Areeirinho, área com um potencial de criatório natural de bivalves estimada em 6,75 milhões de euros/ano.
O autarca aproveitou a presença do vice-presidente da Associação Portuguesa de Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, para solicitar medidas de limpeza e regularização dos rios Arnóia e Real e relembrou a importância de implementar o projeto das piscinas naturais para o Bom Sucesso, que permitirá conter o avanço das águas e diminuir o risco de erosão junto às habitações.
“Temos a obrigação de cuidar deste ecossistema único, trabalhar em conjunto com várias entidades e, dessa forma, também defender as dezenas de famílias que retiram o seu sustento da Lagoa”, defendeu o presidente do município de Óbidos, recebendo a anuência do secretário de Estado, que sinalizou várias das reivindicações da autarquia e prometeu estar atento às matérias abordadas na reunião.
Durante este encontro, Sérgio Félix, presidente da APMALO, solicitou a atenção do Governo para a necessidade de construção de novos ancoradouros na Poça Ferreiria e no Penedo Furado, tendo ainda apresentado um anteprojeto para uma zona de apoio aos pescadores e mariscadores.