- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Óbidos traz de volta a Idade Media e recria festas, romarias e peregrinações
Óbidos traz de volta a Idade Media e recria festas, romarias e peregrinações
Já são conhecidas as datas do Mercado Medieval de Óbidos. De 21 a 31 de Julho, Óbidos volta a mergulhar na história e, dois anos depois da pandemia, regressa para celebrar as “Festas, Romarias e Peregrinações”.
Nesta 19.ª edição, o evento decorrerá todos os dias, aproveitando o cenário natural da Cerca do Castelo e de Óbidos, havendo, este ano, mais atividades, como a aposta na recriação da vivência medieval, com a existência de mesteres, ofícios, podendo o visitante ‘ser parte da aldeia’. Haverá ainda um mercado da lã, que pretende mostrar a importância da pastorícia na Idade Média, desde o aproveitamento da lã, da pele e dos derivados do leite. Esta edição dará ainda especial destaque ao poder da Religião na Idade Média e a toda a sua vertente mais profana, para além das muitas iguarias, preparadas pelas coletividades do concelho, e onde se pode encontrar o que a Lagoa, o mar e as terras de Óbidos têm para oferecer.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, “podermos retomar um evento com a importância que o Mercado Medieval tem para o nosso território, é um sinal de confiança que queremos passar para todos os comerciantes, associações, coletividades e demais agentes envolvidos, neste que é considerado um dos melhores a nível nacional”.
“O regresso do Mercado Medieval de Óbidos passados dois anos, com o tema ‘Festas, Romarias e Peregrinações’, apostando num formato de 11 dias seguidos e em concordância com todos os envolvidos, foi pensado com o objetivo principal de criar melhores condições e oferecer a todos os visitantes do evento o verdadeiro espírito medieval, vivenciando experiências únicas”, revela ainda o autarca. “Estão todos convidados”, conclui.
Por seu lado, o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, que organiza o evento, destaca a História como “um recurso local”, que tem, neste particular, o objetivo de “reavivar e reconstituir o passado”, sendo esse trabalho “uma forte atração turística, como temos experienciado, em Óbidos, nos últimos anos”. “Queremos ser o maior evento de recriação e recreação Histórica Medieval de Portugal”, conclui Ricardo Duque.
Recorde-se que o Mercado Medieval de Óbidos, um dos eventos mais conhecidos do País, teve a sua primeira edição em 2002.
Todas as informações sobre o Mercado Medieval de Óbidos 2022 poderão ser encontradas em obidos.pt.