- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Óbidos estreia Troféu Vila das Rainhas em voleibol e arranca com jogo entre Sporting e Melilla Capital
Óbidos estreia Troféu Vila das Rainhas em voleibol e arranca com jogo entre Sporting e Melilla Capital
O município de Óbidos apresentou hoje, em conferência de imprensa, a primeira edição do "Troféu Vila das Rainhas", em voleibol masculino.
O evento arranca com as equipas do Sporting Clube de Portugal (SCP) e do Club Voleibol Melilla Capital, que entram em campo no próximo dia 14 de setembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Municipal de Óbidos.
“É um gosto podermos contar com duas equipas como as que inauguram este troféu, e que vão seguramente abrilhantar” a edição de arranque do “Troféu Vila das Rainhas", começou por dizer Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, na abertura da conferência de imprensa.
Na ocasião, o autarca congratulou-se com o desafio lançado pelo SCP para a realização deste evento em Óbidos, que espera ser “o primeiro de muitos”. “Estamos a fortalecer a marca Óbidos no país e no mundo com os nossos eventos e é nesse âmbito que se enquadra esta competição, que vai disputar-se com atletas internacionais”.
“Procuramos promover cada vez mais a nossa região, o nosso património - que é riquíssimo - mas também a Saúde, através de ações que estimulam a prática do desporto e do exercício físico, tão importante para o nosso bem-estar e produtividade”, notou.
Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Óbidos, referiu que este torneio vai ter para Óbidos uma relevância extraordinária. “É uma modalidade que queremos que cresça na região. Estamos a dar os primeiros passos nesse sentido, uma vez que, junto da comunidade escolar, já fomos mais fortes”. “Acreditamos que este torneio vai dar-nos o impulso que falta para que o voleibol marque uma presença maior”.
Presente na conferência de imprensa, Renato Migelho, coordenador de voleibol do Sporting Clube de Portugal, agradeceu a toda a formação do torneio e ao município de Óbidos a oportunidade. “Aos poucos, tentaremos fazer crescer o troféu, que terá este ano o seu ‘ano zero’. Veremos agora o que podemos fazer para melhorar, para que, no início da próxima época, o Sporting Clube de Portugal consiga fazer aqui o seu estágio de pré-época. Seria excelente”, afirmou.
Para João Coelho, treinador do SCP na modalidade, “este é o timing perfeito” para realizar o “Troféu Vila das Rainhas”. “Estamos no final da pré-temporada, a oferta cultural é vastíssima, o programa é fabuloso, pelo que temos reunidas todas as condições para que a iniciativa seja um sucesso”. Além disso, “estamos no início de mais um ano letivo, com as nossas crianças a olhar para atletas internacionais, ídolos para algumas delas”.
Tiago Pereira, capitão do SCP, não quis deixar de agradecer ao município de Óbidos a oportunidade dada à equipa de “mostrar” as suas qualidades, o seu jogo. “Espero que consigamos atrair mais jogadores à modalidade”.
À conferência de imprensa juntaram-se também, de forma remota, Salim Abdelkader, treinador do Club Voleibol Melilla, e Federico Martina, capitão da mesma equipa. Ambos se revelaram confiantes quanto a proporcionarem, no próximo dia 14 de setembro, “um grande evento, um bom espetáculo”.
A primeira partida
O jogo da primeira edição do “Troféu Vila das Rainhas”, que acontece dia 14 de setembro, às 17h00, no Pavilhão Municipal de Óbidos, insere-se no estágio de pré-temporada que os leões vão realizar em Óbidos, sendo uma oportunidade para os apreciadores da modalidade tomarem contacto com duas equipas de gabarito internacional.
“Óbidos tem todas as condições para acolher estágios e jogos de equipas profissionais de diversas modalidades, pelo que respondemos prontamente ao desafio destes dois clubes de aqui realizarem um jogo de preparação, conferindo um carácter competitivo com a atribuição de um troféu”, explica a vereadora do Desporto do município de Óbidos.
Margarida Reis sublinha, ainda, a vontade de consolidar o "Troféu Vila das Rainhas” nos próximos anos. “Esta será a primeira edição de um torneio que, no próximo ano, pretendemos que tenha mais equipas e se destaque, anualmente, no calendário de preparação das equipas de voleibol, podendo, igualmente, ser disputado numa vertente feminina”.
As entradas para o encontro entre Sporting e Melilla serão gratuitas.