- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Óbidos assinala 50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades gratuitas
Óbidos assinala 50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades gratuitas
Depois de o Município de Óbidos ter iniciado as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em dezembro de 2023, celebrando uma das mais importantes reuniões conspirativas ocorridas em Óbidos em 1973, a 1 de dezembro, e que viria a ser decisiva para a Revolução, as ações comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril continuam a ser assinaladas de 19 de abril a 10 de maio. O programa inclui música, exposições, cinema em curtas-metragens, uma rota literária, entre outras atividades.
Assim, nos dias 19 e 20 de abril, o Convento de São Miguel, na vila de Gaeiras, acolhe o "25 de abril em curtas", onde se traça um breve panorama sobre a forma como o Estado Novo, a guerra colonial e a Revolução de 25 de Abril de 1974 foram retratados pelo cinema português. No programa proposto pela Agência da Curta Metragem, vê-se representado o antes, o durante e o depois do 25 de Abril, desde o olhar sobre a resistência e o fascismo em filmes como a já histórica animação de Abi Feijó "Os Salteadores" ou o filme "Menina", de Simão Cayatte, até às memórias e aos traumas da guerra colonial, em "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro.
A 21 de abril, também no Convento de São Miguel, a partir das 18h00, Luís Marques na guitarra portuguesa, Ricardo Martins na guitarra clássica e Filipe de Moura no tenor convidam para o espetáculo "Corda a Corda", uma envolvente viagem musical explorando um repertório concertante que ultrapassa as fronteiras entre a rica tradição musical portuguesa, enraizada na cultura popular e tradicional, e as sofisticadas influências da Música Erudita.
Para assinalar o Dia da Liberdade de Imprensa, celebrado mundialmente no dia 3 de maio, está programada uma Rota Literária pela vila de Óbidos, intitulada “O Movimento dos Capitães de Abril”, agendada para o dia 10 de maio. A atividade terá início às 15h30 e é destinada a adultos interessados em turismo literário, bem como às escolas do concelho de Óbidos e Caldas da Rainha. Além disso, haverá uma participação especial dos alunos do 10º ano, com coordenação da EHTO - Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e Escola Técnica Empresarial do Oeste.
Freguesias do concelho celebram o 25 de Abril:
Na Freguesia de Amoreira, no dia 25, o programa conta com concentração de motards, caminhada pela Liberdade, almoço convívio, exposição de fotografia e animação musical.
A Freguesia de Gaeiras vai celebrar a Liberdade através de um programa muito diversificado nos dias 20, 24 e 25, que inclui exposições, tertúlias, literatura, música, desporto, cerimónias, inaugurações e, claro, muito convívio popular.
Também a Freguesia de A-dos-Negros assinala o 25 de Abril. Exposições, caminhadas, música, poesia, dança e convívio popular, entre outras ações, fazem parte do programa a decorrer nos dias 24 e 25, sendo que as exposições foram inauguradas a 13.
• Cartaz 50 anos do 25 de Abril em Óbidos
• Cartaz 25 de Abril - A-dos-Negros
• Cartaz 25 de Abril - Amoreira
• Cartaz 25 de Abril - Gaeiras