- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- “O Óbidos Vila Gaming é uma grande oportunidade”
“O Óbidos Vila Gaming é uma grande oportunidade”
O Óbidos Vila Gaming, a primeira vila de videojogos do mundo, acontece de 4 a 7 de Maio em vários locais de Óbidos e no Parque Tecnológico. A apresentação deste novo evento aconteceu ontem, 12 de Abril, em conferência de imprensa, nas instalações do Parque Tecnológico de Óbidos.
A uma programação que vai dos retrogames e árcade, aos videogames, eSports, realidade virtual ou cosplay, e que contará com a presença e participação de importantes influencers, youtubers e produtores de conteúdos para as respetivas comunidades, em Óbidos, terá ainda dois dias de conferências, talks e networking, reunindo profissionais do setor, estúdios, professores, estudantes e criativos, no Parque Tecnológico de Óbidos.
O Óbidos Vila Gaming “é uma grande oportunidade de mantermos aquilo que é a nossa política de eventos, política essa que nos leva a ter uma representatividade e uma demonstração do que temos de melhor no nosso território”, afirmou Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
“Este movimento de gamers e de influencers acaba por ter uma expressão muito grande”, sendo, por isso, “muito importante para aquilo que queremos para o nosso território”. “Se queremos atrair e continuar a atrair pessoas para Óbidos, temos de criar condições para fixar aquilo que são as várias faixas etárias”, explica o autarca.
Filipe Daniel afirma ainda que um dos grandes objetivos é, sem dúvida, permitir “àqueles que ainda estão numa fase académica conhecerem melhor o que é feito aqui em Óbidos e, nomeadamente, no Parque Tecnológico de Óbidos, onde poderão vir até, quem sabe, a formar a sua empresa, o seu negócio”.
Uma ideia partilhada pelo diretor executivo do Parque Tecnológico de Óbidos. Miguel Silvestre diz que vai utilizar o Óbidos Vila Gaming para conseguir “mostrar que Óbidos é um local interessante para investir, para as pessoas poderem trabalhar e até abrirem alguns negócios nestas áreas”.
“Vamos ter um conjunto de conferências bastante interessantes, e a lógica será dar acesso - aos participantes - a alguns dos melhores nomes que trabalham neste setor em Portugal”. “Vamos falar sobre game development, comunidades ligadas aos jogos, game design... Vamos ter professores e falar com quem joga”, revela Miguel Silvestre.
Na conferência de imprensa de apresentação do Óbidos Vila Gaming, Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da empresa municipal Óbidos Criativa, reforçou que “o grande desafio foi trazer para Óbidos um evento diferenciado, diferente daquilo que se faz no nosso País”, valorizando, ao mesmo tempo, “o nosso território e o nosso património”.
“Os nossos eventos são direcionados a famílias, e foi também a pensar nelas que desenvolvemos este evento. O tema do gaming é intergeracional. Acreditamos que esta será, seguramente, uma experiência em família que queremos proporcionar durante estes quatro dias, num evento que acontece por toda a vila e também no Parque Tecnológico de Óbidos”.
Pedro Silveira, founder e managing diretor da E2Tech, afirmou, na ocasião, que “fazer um Óbidos Vila Gaming é completamente diferente, completamente disruptivo”, face aos eventos que têm vindo a promover. “É uma experiência muito mais imersiva”. Na sua opinião, “estão reunidas as condições para termos um grande evento, o primeiro grande evento de videojogos realizado numa vila”. “Essa é a parte mais interessante e desafiante, dentro deste evento”.
Pedro Tim, criador de conteúdos ligados ao setor, salientou a importância que eventos como este têm para si e para os seus pares que, desta forma, conhecem o seu público. Pedro Tim enalteceu ainda o facto de o evento acontecer fora das grandes cidades, abrindo assim a oportunidade a mais famílias e jovens de participar.
Sobre o Óbidos Vila Gaming
O “Óbidos Vila Gaming” surge integrado numa estratégia de ativação territorial com base na criatividade, inovação e pioneirismo, acompanhando as principais tendências nacionais e internacionais: o Gaming, a programação e a robótica.
Com cerca de 2,7 mil milhões de gamers a nível mundial, e uma indústria que representa 300 mil milhões de dólares, segundo um estudo da Accenture, nos últimos anos o setor tem vindo também a aumentar a nível nacional. É, portanto, um evento que se destina, sobretudo, aos gamers, uma comunidade em crescimento em Portugal, com destaque na programação para o Gaming e Robótica, Esports, realidade virtual, retrogames e arcade games, cosplay e pop culture.
Pretende-se oferecer conteúdos que abrangem todas as idades, dando oportunidade aos mais novos de entrar numa arena de Fortnite, permitir a qualquer pessoa a imersão na realidade virtual, ou estar num verdadeiro Esports no palco de Gaming, mas também a possibilidade dos pais mostrarem aos filhos os jogos que marcaram a sua infância e adolescência no salão de jogos e retrogrames.
O evento decorre das 11 às 20h00, com programação alargada à sexta e sábado. Os bilhetes estarão brevemente disponíveis online e durante o evento nas bilheteiras locais. Organização: Óbidos Criativa, Município de Óbidos, E2Tech, Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos e Impulse GW.
Cartaz