- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Município de Óbidos distinguido com o prémio de Excelência Autárquica e de Reconhecimento Público
Município de Óbidos distinguido com o prémio de Excelência Autárquica e de Reconhecimento Público
O Município de Óbidos acaba de ser distinguido com o prémio de Excelência Autárquica, uma iniciativa que reconhece e incentiva boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas, em áreas fundamentais como o Desporto, a Ação Social, a Educação, a Juventude, a Cultura e o Turismo.
Este prémio, entregue durante o II Congresso da Cidade Social, realizado no passado dia 25 de setembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, distinguiu, na categoria de Educação/Cultura, o projeto de educação e leitura “Bosque Literário”.
O “Bosque Literário” é um projeto de educação e leitura gratuito e itinerante, orientado para um público intergeracional - dos quatro meses de idade até à idade sénior - que promove práticas de promoção, mediação e compreensão leitura, em instituições públicas e privadas.
A abordagem é inovadora e prima pela simplicidade, com uma apresentação de três histórias, que são adaptados para serem encenados e musicalizados. Os objetivos inerentes ao projeto “Bosque Literário” regem-se pelos três princípios metodológicos que orientam as ações de animação da leitura: 1 - Dar importância à leitura, com crianças, jovens e adultos em contacto direto com a leitura literária; 2 - Promoção da leitura literária; 3 - Promoção do desenvolvimento da compreensão leitora.
O “Bosque Literário - Projeto de Educação e Leitura” inova na boa prática de uma prestação de serviço às comunidades, com a disponibilização de recursos humanos especializados na Educação e mediação da leitura, através de uma apresentação presencial e itinerante, onde o Município de Óbidos coloca o Cidadão no centro das suas decisões, com vista à sua formação e Educação ao Longo da Vida, numa abordagem diferenciadora de prestação de um serviço gratuito à comunidade durante todo o ano letivo.
O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ao dar visibilidade e reconhecer a qualidade destas iniciativas, o prémio não só enaltece as boas práticas, como também inspira outras autarquias a seguir exemplos de sucesso, adaptando-os às suas realidades específicas.
Para receber o prémio estiveram presentes a vereadora da educação Margarida Reis e a técnica superior Elisabete Rocha.
Campos de férias também foram reconhecidos
Na ocasião, foram também reconhecidos publicamente os campos de férias que se destacaram pela excelência, após uma candidatura prévia submetida pelas autarquias. O município de Óbidos obteve este reconhecimento para o seu programa “Férias Ativas”, “o que muito orgulha a autarquia, nomeadamente o seu setor do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar”, nota a vereadora com os respetivos pelouros, Margarida Reis.
O II Congresso da Cidade Social envolveu várias sessões de trabalho, num total de 350 autarcas e técnicos de todo o país, que participaram ativamente nos momentos de partilha de boas práticas.
“Esta partilha e apresentação pretendeu não só demonstrar a dedicação e o empenho das equipas responsáveis pela organização dos projetos e atividades, como também sublinhar o impacto positivo que têm na sociedade, promovendo o desenvolvimento comunitário e territorial”, sublinha Margarida Reis.
A criação de um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas, com base nas candidaturas apresentadas, permitirá monitorizar e partilhar as boas práticas identificadas, fomentando um ambiente de aprendizagem e colaboração entre autarquias, que beneficia a sociedade como um todo.
O II Congresso da Cidade Social contou com a presença de representantes de várias câmaras municipais, dirigentes e especialistas em gestão pública, que destacaram a relevância de reconhecer o trabalho árduo e inovador das autarquias na promoção do desenvolvimento local e na melhoria contínua das condições de vida das suas comunidades.