- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Inauguração do renovado Centro de Saúde de Óbidos
Inauguração do renovado Centro de Saúde de Óbidos
Dia 11 de Janeiro, quinta-feira, pelas 11 horas, foi inaugurado o renovado Centro de Saúde de Óbidos, que foi alvo de obras de requalificação. Trata-se de um investimento de 516 mil euros euros, que inclui obra de substituição de todo o piso. O contrato de empreitada foi assinado a 10 de Agosto de 2022.
Com a requalificação/beneficiação do Centro de Saúde de Óbidos, pretende-se dotar esta USF (Unidade de Saúde Familiar de Óbidos) de mais valências e melhores condições de conforto, permitindo beneficiar o atendimento dos seus utentes e a atividade dos seus profissionais.
Relativamente à intervenção, consistiu em remodelar/adaptar a compartimentação existente às novas exigências funcionais da ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P..
Foram substituídas integralmente todas as instalações (redes de águas, esgotos, eletricidade, telecomunicações e segurança contra incêndio), caixilharias exteriores e interiores. A substituição do revestimento da cobertura de chapas de fibrocimento por painéis sandwich e toda a sinalética do edifício também foram realizadas. A intervenção incluiu uma nova instalação de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e um sistema de isolamento térmico pelo exterior do edifício, conhecido como "capoto", melhorando assim o conforto térmico, a qualidade do ar interior e a eficiência energética do edifício.
O remodelado Centro de Saúde vai dispor de 15 gabinetes médicos, um espaço de atendimento ao público com três postos, uma sala de espera para utentes e uma sala para reuniões.
Recorde-se que, desde o dia 5 de Setembro, a Unidade de Saúde de Óbidos esteve encerrada para obras de requalificação. Por esse facto, os serviços e valências foram deslocalizados para os polos de A-dos-Negros, Amoreira e Olho Marinho.
O concelho de Óbidos presta cuidados de saúde a cerca de 7 800 utentes, exceto a vila de Gaeiras, que reporta à Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha.