- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Escolas de Óbidos arrancam novo ano letivo com mais alunos, mais turmas e qualidade de ensino uma vez mais certificada
Escolas de Óbidos arrancam novo ano letivo com mais alunos, mais turmas e qualidade de ensino uma vez mais certificada
Mais alunos, mais turmas, mais funcionários, e a obtenção de duas certificações que garantem a qualidade do ensino profissional e regular, marcam o arranque deste novo ano letivo nas escolas de Óbidos.
Muita motivação e a expectativa de crescer ainda mais e melhor em prol de um percurso educativo forte, próspero e promissor, foram algumas das mensagens deixadas na passada sexta-feira, 13, durante a sessão de acolhimento a pais e alunos das escolas dos Arcos, Furadouro, Alvito e Josefa de Óbidos.
“É com muito gosto que estamos aqui a dar as boas-vindas a esta comunidade de pais, alunos, auxiliares de ação educativa, animadores, direção e coordenadores de escolas. Para o município, é um orgulho sermos vossos parceiros. Estamos empenhados em tudo fazer para que as condições de ensino sejam as melhores. Para que os nossos alunos possam voar e ser tudo aquilo que ambicionam”, disse, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel.
Em todas as sessões de acolhimento preparadas pelas quatro escolas do agrupamento, o presidente da autarquia deixou uma palavra de apreço e gratidão a todos os professores, pais e alunos. Aos professores, direção e restante comunidade escolar, pelo trabalho e sentido de compromisso; aos pais, pela confiança nas escolas de Óbidos para iniciar ou continuar o percurso escolar dos seus filhos.
Filipe Daniel aproveitou também o momento para anunciar obras de fundo no edificado das escolas, sendo que a primeira a ser alvo de intervenção, ainda este ano, será a do Alvito. Seguem-se as escolas do Furadouro, Arcos e Josefa de Óbidos.
Recomeços, desafios e novas etapas
“Que este seja um ano de recomeços, de novas aventuras, desafios, de encontros e reencontros”, disse Carina Centeno, coordenadora da Escola Básica dos Arcos, que preparou, como marco deste novo ano, um peão colorido, para simbolizar “o jogo, a felicidade, a alegria, a partilha, o movimento e o dinamismo da escola”.
José Nascimento, coordenador da escola do Furadouro, afirmou que “‘agora é que tudo começa’”. “As rotinas, os desafios, as novas etapas”. “Este é, sem dúvida, um momento único, marcante e irrepetível”.
Vitor Silva, coordenador da escola do Alvito, deu as boas-vindas a todos os alunos, deixando votos de um excelente novo ano letivo. Na sua intervenção, apelou aos pais para que não deixem de ir à escola, alimentando a parceria fundamental que existe entre “a casa e a escola”.
Orgulho no agrupamento
Foi com muito orgulho que José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, se dirigiu a toda a comunidade escolar, aos pais e alunos das diferentes escolas.
“É sempre um prazer ver os nossos meninos ansiosos pelo início de mais um ano letivo. Por estarem (de novo) connosco e com os seus amigos”, disse.
“O agrupamento está este ano com mais alunos do que no final do ano letivo, e com três novas turmas - uma do 2º CEB e duas do 1º CEB”. “Vamos apostar numa estratégia de coadjuvação em sala de aula - com dois professores em algumas turmas - para um ensino mais individualizado”.
“Continuaremos a apostar nas áreas do digital, das ciências, das novas tecnologias, da cidadania”, fundamentais para qualquer percurso.
José Santos manifestou ainda a sua satisfação pela obtenção de duas certificações, que atestam a qualidade do ensino profissional e regular, recordando ainda os resultados alcançados nos exames nacionais (recorde-se que o agrupamento registou a média mais elevada a nível nacional em Filosofia e a segunda melhor média em Inglês).
“Este é um trabalho que é vosso, dos nossos alunos, dos nossos parceiros, e é motivo de muito orgulho e motivação para seguir em frente”.
Para este ano, está também prevista a participação das escolas de Óbidos em projetos internacionais, e ainda no FÓLIO Educa, capítulo do Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre de 10 a 20 de outubro.