- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- ESAD.CR lança POD - Plataforma de Ofícios Digitais com Município de Óbidos e Parque Tecnológico
ESAD.CR lança POD - Plataforma de Ofícios Digitais com Município de Óbidos e Parque Tecnológico
A Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria (ESAD.CR), em associação com o Município de Óbidos e o Parque Tecnológico de Óbidos, acaba de lançar a POD - Plataforma de Ofícios Digitais.
A plataforma, um conjunto de formações de curta duração na área das artes e da criação digitais centradas no “saber-fazer em meio digital”, foi criada com o objetivo de atualizar ou renovar competências e aptidões de estudantes e profissionais, quer estejam no ativo ou à procura de emprego, de valorizar ou mudar a sua carreira.
As primeiras formações POD arrancam já este mês, e têm como temas: Sound Design para Jogos (início a 15 de março), Digital Storytelling, Narrativas Visuais (início a 24 de março), Escrita e Som para Conteúdos Digitais (início a 25 de março), Motion Design (início a 6 de abril).
A POD pretende estimular uma aprendizagem assente em projetos através dos quais, adicionalmente, “sejam promovidas competências de pensamento crítico, empatia e adaptação à mudança em contextos complexos”, alargando-se “aptidões de colaboração, promotoras de capacidades empreendedoras, essenciais para prosperar agora e no futuro”, faz saber a ESAD.CR, instituição de ensino superior do Politécnico de Leiria.
“Do período de crise provocada pela pandemia da COVID-19 e do período de recuperação que se seguirá, resulta uma necessidade de melhoria na criação de conteúdos digitais, apontada como uma área em que os profissionais ligados à Educação e à Formação precisarão de melhorar as suas capacidades, incluindo a capacidade para desenhar e desenvolver os seus próprios materiais”.
Capacitar, atrair e fixar talento
Miguel Silvestre, diretor executivo do Parque Tecnológico, refere que a “POD é um projeto de convergência entre as necessidades de formação criativa dos técnicos do município, as competências digitais cruciais para as empresas na área dos conteúdos e a formação distintiva da ESAD.CR”. “É um projeto que queremos, cada vez mais, próximo das empresas e da afirmação do eixo Caldas-Óbidos como uma referência na criatividade digital”.
A participação do Município de Óbidos na plataforma nasce de um protocolo de colaboração estabelecido com a ESAD.CR, no âmbito do FOLIO Educa, um dos cinco capítulos do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos. Para Ana Sofia Godinho, Chefe de Divisão de Educação do município e curadora do FOLIO Educa, este projeto “é a resposta a uma nova dinâmica concertada que queremos imprimir no FOLIO Educa, na nova biblioteca municipal, no futuro Story Centre e no programa Fábrica da Criatividade”.
• Cartaz