- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Começaram a ser vacinados os utentes e funcionários dos lares de idosos do concelho
Começaram a ser vacinados os utentes e funcionários dos lares de idosos do concelho
Começou hoje, 12 de Janeiro, em Óbidos, a campanha de vacinação para utentes e funcionários dos lares de idosos do concelho. A informação foi avançada ontem por Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, durante a sessão solene do Feriado Municipal, que decorreu online, através da conta de Facebook do Município.
Hoje são vacinados com a primeira toma da vacina da norte-americana Pfizer e da alemã BioNTech 25 utentes e 21 colaboradores do Lar da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros. A partir de amanhã, 13 de Janeiro, será a vez dos 53 utentes e 42 funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, e dos 22 idosos e 12 colaboradores do Lar Domus, nas Gaeiras. Também os lares sem alvará na Gracieira, com 7 utentes e 4 funcionários, das Gaeiras, com 5 utentes e 2 funcionários, e do Carregal, com 5 utentes e 2 colaboradores, estão incluídos neste plano de vacinação.
Segundo Humberto Marques, esta campanha de vacinação “é um sinal de esperança”. O presidente da Câmara Municipal afirma ainda que, “pelo facto de termos percebido o aumento exponencial de casos positivos recentes, reforçámos a equipa, liderada pela Dr.ª Fátima Pais [delegada de Saúde de Óbidos], com mais dois enfermeiros e estamos disponíveis para muito mais”. São dois profissionais que vão auxiliar “na testagem de todos os alunos” para que “a escola possa funcionar com outro nível de confiança”, sublinha.
A segunda dose da vacina será dada dentro de três semanas. O Lar Palácio d’el Rei, que tem, neste momento, um surto activo de Covid-19, por esse facto não está incluído nesta primeira fase de vacinação a utentes e funcionários das estruturas residenciais para idosos. Ao todo, vão ser vacinados, nesta primeira fase, 117 idosos e 83 funcionários.
• Press Release (pdf)