- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- “Casa dos Seixos” acolhe nova sede da Junta de Freguesia da Amoreira, CTT, Espaço Cidadão e cowork
“Casa dos Seixos” acolhe nova sede da Junta de Freguesia da Amoreira, CTT, Espaço Cidadão e cowork
A “Casa dos Seixos”, um edifício secular localizado no centro da localidade da Amoreira, é a nova casa da Junta de Freguesia. Com as obras de requalificação agora concluídas, num investimento total de 516 mil euros, o Município de Óbidos devolve à comunidade um espaço renovado, moderno, com todas as condições para melhor servir a comunidade, e com total respeito pela história e integridade arquitetónica do edifício.
Para além da sede da Junta de Freguesia de Amoreira e respetivos serviços, ali passará a funcionar também, já a partir do início de outubro, um balcão dos CTT, o Espaço Cidadão e um cowork, uma extensão do Espaço Ó, espaço colaborativo existente em Óbidos e Gaeiras.
Na cerimónia de inauguração do novo espaço, que decorreu no passado sábado, 14, José Pedro Rolim, presidente da Junta de Freguesia da Amoreira, deixou um agradecimento especial à população pela confiança, e por estar presente num momento tão importante para a freguesia.
Aquela que, no passado, era conhecida como a “Casa das Matildinhas”, dá à junta de freguesia, segundo José Pedro Rolim, as condições há muito ansiadas.
Na sua intervenção, o autarca deixou também uma palavra de apreço ao anterior executivo da junta de freguesia por todo o empenho, assim como aos executivos camarários obidenses que estiveram envolvidos no projeto - então liderados por Telmo Faria e Humberto Marques e, na atualidade, por Filipe Daniel.
“Um eixo de ativação comunitária”
Na cerimónia de inauguração da “Casa dos Seixos”, Fernando Jorge, presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, aplaudiu o momento, que considerou ser “não apenas de celebração, mas uma afirmação do compromisso que temos com a nossa história, com a nossa comunidade, e com o desenvolvimento sustentável do nosso território”.
“Esta reabilitação tão desejada pela população da Amoreira é um reflexo do trabalho conjunto e da vontade de todos nós em valorizar o que é nosso, respeitando a singularidade do edificado e os seus sistemas construtivos”. “A ‘Casa dos Seixos’ da Amoreira, agora reabilitada, não será apenas um espaço físico. Mas também se tornará, tenho a certeza, no coração pulsante da Amoreira”, afirmou.
“O que se espera é que dentro destas paredes se possa trabalhar em prol da comunidade, mas também prover Cultura e Inovação, tornando-se num local de partida para novas ideias e iniciativas que façam a diferença na vida de todos”, acrescentou Fernando Jorge.
“Renascimento de um edifício histórico”
Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, lembrou que o edifício da “Casa dos Seixos” testemunhou “séculos de história”. “A sua degradação, ao longo dos anos, representou uma perda não só física mas também emocional para todos”.
“O objetivo desta obra foi, antes de mais, assegurar a recuperação do património edificado, devolvendo-lhe a segurança, a salubridade, e a harmonia estética que o caracterizava. Mas fomos mais além. Este espaço acolhe agora serviços como a Junta de Freguesia, o Espaço Cidadão, CTT, um espaço colaborativo e de cowork, que trarão benefícios diretos à população, mantendo o respeito pelos valores patrimoniais que todos associamos a esta casa”.
Mas há mais projetos a ganhar forma na Amoreira. A anterior sede da Junta de Freguesia da Amoreira irá tornar-se num Café Literário, fazendo jus à estratégia ‘Óbidos Vila Literária’”, para além da presença de uma resposta educativa diferenciadora na freguesia: uma escola “Montessori”, que oferecerá “um método de ensino alternativo e fundamental para a atratividade e crescimento do território”, a funcionar no espaço da antiga Escola Primária local.
Acessibilidade para todos
Preocupação central com este projeto foi a acessibilidade ao espaço. “Fizemos questão que, no piso térreo, as pessoas com mobilidade reduzida tivessem pleno acesso às instalações, com rampas e entradas adequadas, integrando a ‘Casa dos Seixos’ como um espaço inclusivo e moderno”, salientou o presidente do Município de Óbidos.
Além do edifício principal, o logradouro foi também transformado, podendo assim acolher atividades ao ar livre e que envolvam a comunidade.
No final da sua intervenção, Filipe Daniel deixou uma palavra especial de agradecimento a todos quantos estiveram envolvidos neste projeto de recuperação, bem como aos anteriores executivos da Câmara Municipal de Óbidos (liderados por Telmo Faria e Humberto Marques) e da junta de freguesia local (liderado por José Simões e Vanessa Rolim), “por toda a determinação e resiliência”.
“Que a ‘Casa dos Seixos’ seja mais do que um edifício renovado: que seja um símbolo da vitalidade da nossa comunidade e da nossa capacidade de renovar, preservar e de, juntos, construirmos um futuro ainda melhor e mais próspero”, concluiu.