- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Abertura do Mercado Medieval de Óbidos regista enchente de público
Abertura do Mercado Medieval de Óbidos regista enchente de público
Abriu portas esta quinta-feira, 18, e promete animar a vila de Óbidos durante os próximos 10 dias. O Mercado Medieval de Óbidos, um dos eventos mais aguardados do ano, arrancou ao final da tarde com o habitual cortejo de receção aos reis D. Dinis e D. Isabel de Aragão, tendo contado com a presença de autarcas e convidados, e com o olhar atento e participação de centenas de pessoas.
A noite do primeiro dia de mercado culminou num banquete real providenciado pelas associações locais, que valorizam o evento com a sua presença.
Na edição deste ano estão presentes mais de 40 grupos de música medieval com projeção mundial, podendo apreciar-se espetáculos de dança, música, teatro imersivo, palestras, recriações históricas, mas também muita gastronomia.
A exemplo de edições anteriores, a aposta em melhores experiências, espetáculos, artistas, figurinos, cenários, personagens e conteúdos históricos a partilhar com o público visitante foi soberana, razão pela qual se antecipam 10 dias de mercado verdadeiramente memoráveis.
Este ano, entre as novidades, destaque para a área do evento, que foi alargada, e para a utilização da icónica Igreja de São João do Mocharro, ponto de atração e de recriações históricas.
O Mercado Medieval de Óbidos contará, nesta edição, com a representação de mais de 21 associações do concelho, número que tem também vindo a crescer de ano para ano, e que cumpre a estratégia do município de envolver, cada vez mais, a sua comunidade nas dinâmicas do território e no seu programa anual de eventos.
Ao todo, são 22 as associações disponíveis no recinto, que trarão consigo iguarias da Idade Média e da região, e às quais se juntam as associações ligadas a áreas como a animação ou os trajes, asseguradas pelas coletividades de todas as freguesias do concelho.
Foram também criadas experiências mais "imersivas" para o visitante (como por exemplo os “Caminhos da Rainha”, “Na corte dos Reis” ou o “Banquete Real”), tendo a organização reforçado o investimento na criação de quadros históricos e de cenografia adaptada ao contexto histórico.
Destaque ainda para a apresentação de um livro sobre D. Dinis, e para o acompanhamento histórico com palestras direcionadas ao tema.
O Mercado Medieval de Óbidos decorre até 28 de julho, nos seguintes horários:
Segunda a quinta-feira | 17h às 00h
Sexta | 17h às 02h
Sábado | 11h às 02h
Domingo | 11h às 00h
Programa completo disponível em https://mercadomedievalobidos.pt/.