- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- A melhor escola do mundo vem ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
A melhor escola do mundo vem ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
Este ano o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos está de volta e traz consigo “a melhor escola do mundo, École Ducasse”, afirma Francisco Siopa, curador do evento. A novidade foi apresentada no passado dia 2 de Março, durante um café-concerto de apresentação do Festival mais doce do País, que decorre de 10 a 26 de Março, aberto de sexta a domingo.
“É um gosto, um orgulho e uma responsabilidade muito grande quando estamos à frente de um Município com a dinâmica que Óbidos”, diz Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, referindo-se à importância que o Festival de Chocolate de Óbidos tem para a região e para o País. O autarca falava na Praça de Santa Maria, local onde estará a funcionar a Grand Place do Chocolate, uma espécie de grande esplanada parisiense, outra das atrações do Festival de Chocolate deste ano.
A Banda Desenhada é o tema da edição deste ano e toda a Vila de Óbidos será palco para atividades à volta do chocolate. “Vamos ter a Casa de Chocolate que será para as famílias, e como o tema é a banda desenhada, vamos ter ilustrações ao vivo, por um conjunto de artistas que vão marcar presença ao longo deste festival”, explica Ricardo Duque, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Óbidos Criativa. “É um tema muito icónico, que vai mexer na memória afetiva de muitas pessoas, sejam jovens, sejam pessoas um pouco mais velhas”, complementa o chef Abner Ivan, responsável pela equipa técnica e artística do festival, responsável pela construção das esculturas em chocolate.
"O evento, que terá ao uso 25 toneladas de chocolate, contará com a presença de várias personalidades, tais como Sahima Hajat, vencedora do programa MasterChef em Portugal, personalidades internacionais do mundo da pastelaria, bombonaria, uma equipa técnica de 57 chefs de pastelaria e bombonaria", revela ainda Ricardo Duque.
Com uma forte componente formativa, estarão presentes no Salão do Chocolate as escolas da área da pastelaria e hotelaria, o Politécnico de Leiria, as escolas do Turismo de Portugal e a Escola Profissional da Nazaré, a par da exposição de esculturas e a criação de esculturas ao vivo, várias demonstrações e apresentações de produtos.
Relativamente à Corrida do Chocolate, que já vai na quarta edição, “é uma coincidência que hoje [2 de Março], que é o lançamento do Festival de Chocolate, tenhamos esgotado as inscrições”, revela Margarida Reis, vereadora do Desporto, explicando que estarão presentes cerca de 850 atletas.
Os Cacao&Rouge foi a banda convidada para o café concerto, um grupo local que apresentou um concerto intimista, enquanto os convidados presentes degustavam os produtos dos principais parceiros do evento, nomeadamente os vinhos Joaquim Arnauld, produtos da empresa de restauração Natfood, a Ginja Mariquinhas, os chocolates e bombons criados pela Óbidos House Chocolate e as tabletes criadas pela equipa técnica dos chefs Abner Ivan e Natália Marinho, com chocolate fornecido por Barry&Callebaut.
Informações aqui.
Bilhetes aqui.
www.obidos.pt