- Início
- Viver
- Comunicação e Design
- Notícias em Destaque
- Óbidos e Caldas querem Lagoa como zona húmida classificada
Óbidos e Caldas querem Lagoa como zona húmida classificada
“Temos de começar nas bases” para a preservação da Lagoa de Óbidos. Foi desta forma que Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, se referiu ao novo projecto “BioLagoa de Óbidos – Aves aquáticas da Lagoa de Óbidos”, cujas dimensões passam pela contagem de aves, para monitorização do ecossistema, e pelo contacto directo com alunos do concelho de Óbidos na área da sensibilização e preservação ambiental.
O projecto foi apresentado hoje, 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, no Parque de Merendas do Arelho. O projecto, desenvolvido pela Associação PATO, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, entidade responsável pela despoluição da bacia hidrográfica da lagoa de Óbidos, e o Município de Óbidos, visa alertar para a riqueza e diversidade das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, assim como potenciar a sua conservação.
Filipe Daniel referiu que o concelho “tem um conjunto de medidas para a Lagoa de Óbidos, quer a montante, quer a jusante”, algumas das quais passam por parcerias com o concelho das Caldas da Rainha. “Vamos, em conjunto, fazer uma candidatura para classificação da Lagoa de Óbidos a Zona Húmida Classificada, no âmbito da Convenção de Ramsar”, que tem como objectivo criar esforços para assegurar a conservação das zonas húmidas (https://www.ramsar.org/wetland/portugal), anunciou o autarca.
“Este será o primeiro de muitos projectos em conjunto”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Óbidos. Ideia corroborada por Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. “Há um conjunto de projectos que são comuns ao território e é isso que vamos fazer, sermos bons vizinhos”, disse.
Em relação ao projecto “BioLagoa de Óbidos – Aves aquáticas da Lagoa de Óbidos”, visa alertar para a riqueza e diversidade das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, assim como potenciar a sua conservação. Para isso, este programa contará com a criação de uma página de Internet dedicada às aves aquáticas da Lagoa (www.biolagoadeobidos.com), realização de contagens mensais das aves aquáticas em pontos fixos ao longo da Lagoa e análise dos seus dados, realização de acções de formação abertas ao público em geral e acções de educação ambiental dirigidas a alunos do 1º ciclo do Município de Óbidos.
As contagens, que ocorrerão uma vez por mês de forma a cobrir uniformemente toda a área da lagoa, serão efectuadas a partir de seis locais (foz do Rio Real, Braço da Barrosa, Lapinha, Aberta, Braço do Bom Sucesso e Poça do Vau), com recurso a telescópio e binóculos.
A Lagoa de Óbidos, pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da Lagoa de Óbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.