- Início
- Viver
- Comunicação e Design
- Notícias em Destaque
- Município de Óbidos implementa medidas de promoção de Saúde Mental
Município de Óbidos implementa medidas de promoção de Saúde Mental
O atual Executivo do Município de Óbidos aposta na implementação de medidas ao nível da promoção da Saúde Mental para os munícipes, tendo como principal objetivo a promoção do bem-estar psicológico e a melhoria da qualidade de vida. Esta crescente preocupação advém do facto de nunca antes se falar tanto em saúde mental como agora, factor agudizado pela pandemia que acabou por expor as grandes lacunas nesta área.
Atualmente, o Município conta com um serviço de Psicologia a cargo da Psicóloga Clínica Joana Duarte, que refere "ajudar a criar um projeto desde de raiz é um privilégio mas, também, uma responsabilidade e um desafio". O serviço pretende prestar cuidados de saúde na área da Psicologia a todos os utentes com indicação para o efeito, promovendo melhores práticas profissionais e a humanização dos cuidados.
Este serviço dispõe:
- de Consulta de Psicologia Clínica, uma vez que todos nós sofremos um grande desgaste psicológico e emocional quando enfrentamos situações de vida mais exigentes e stressantes;
- da Consulta de Apoio ao Processo de Luto, pois a perda de uma pessoa significativa surge, muitas vezes, como uma profunda alteração na trajetória de vida de um indivíduo, envolvendo um processo de reconstrução de significado da perda, no qual o indivíduo em Luto reaprende a viver;
- da Consulta de Psicologia para Grávidas e Recém-Mamãs, sendo uma das preocupações do Município de Óbidos o incentivo à natalidade. Esta consulta visa promover o bem-estar psicológico das futuras mamãs, assim como ajudar a gerir os diferentes papéis de vida, as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem durante este período, a prevenir a depressão pós-parto e a promover o vinculo afetivo mãe-bebé e a parentalidade;
- da Consulta de Aconselhamento Familiar em Situação de Crise, devido ao facto de todas as famílias atravessarem um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento), e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, etc).
Para além de se preocupar com os munícipes de Óbidos, também se torna importante para o Executivo proporcionar aos funcionários o acesso a consultas de psicologia clínica de forma gratuita.
O presidente do Município de Óbidos, Filipe Daniel considera que "a promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto laboral progressivamente apontada como incontornável num contexto de mercado globalizado e competitivo e no qual apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar.”
No mês de Abril, teve início o projeto Óbidos + Saúde que visa a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Os serviços de Psicologia e Nutrição juntam-se para chegarem a todos os munícipes, desde os que não se podem descolar aos que estão mais isolados, procurando dar resposta às necessidades de todos os munícipes sem exceção.
Nota: um quinto da população portuguesa (mais de 2 000 000 de pessoas) encontra-se afetada por esta patologia. Dados da OCDE.