- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias em Destaque
- Complexos escolares e jardins de infância de Óbidos recebem kits de mobilidade
Complexos escolares e jardins de infância de Óbidos recebem kits de mobilidade
Os complexos escolares dos Arcos, Furadouro e Alvito e os jardins de infância do concelho já receberam os kits de mobilidade "ECO", compostos por bicicletas, capacetes, "Cidades do Futuro", rampas de equilíbrio e kits de ferramentas.
Nos últimos dias, o Município distribuiu um total de 210 bicicletas e capacetes. Às 12 salas dos jardins de infância chegaram 12 kits compostos por 10 bicicletas (balance bikes), 10 capacetes e uma "Cidade do Futuro". Os complexos escolares do Alvito, Arcos e Furadouro receberam, cada um, 30 bicicletas (de três tamanhos) e capacetes, assim como kits de equilíbrio (rampas) e kits de ferramentas, num total de 90 bicicletas e capacetes para o 1º e 2º ciclos.
Nos kits para os jardins de infância incluem-se as "Cidades do Futuro", sob a forma de caixas de cartão. Cada caixa representa uma estação de carregamento/estacionamento para bicicletas, um Banco, uma esquadra da Polícia, ecopontos e algumas casas. Este equipamento pretende sensibilizar - de forma lúdica e criativa - para a importância da mobilidade sustentável, das energias limpas e da defesa do meio ambiente.
Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, da Saúde e Bem-Estar no Município, explica: "No âmbito do nosso programa Óbidos+Ativo, investimos na promoção da atividade física, incluindo a introdução de bicicletas nas escolas. A estratégia é trabalhar nesse âmbito de uma forma gradual e progressiva, começando a intervir logo no pré-escolar, continuando pelo 1º e 2.º ciclos, e assim sucessivamente. Depois da entrega dos kits de mobilidade, seguir-se-á um período de formação orientada para educadores, auxiliares e animadores, assim como ações e atividades com o material distribuído”.
"Observamos que hoje em dia há um menor investimento no desenvolvimento das capacidades motoras básicas, como equilíbrio e coordenação, que devemos incentivar desde a idade pré-escolar, e aperfeiçoá-las ao longo da vida da criança”, acrescenta Margarida Reis.
O projeto ECO - Estratégia Ciclável de Óbidos, com um investimento inicial de 52 mil euros, foi lançado em outubro e contempla, nesta fase, todos os jardins de infância e complexos escolares (do pré-escolar ao 2º Ciclo do Ensino Básico).
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos terão, assim, a oportunidade de aprender e/ou melhorar as capacidades para andar de bicicleta, pretendendo-se fomentar e aumentar a continuidade desta boa prática em casa e no dia a dia, inclusive nas deslocações de e para a escola.
O projeto inclui também bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais.
Recorde-se que Óbidos foi este ano a cidade anfitriã da 2.ª edição do CIMES - Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, reconhecendo-se assim o esforço do Município na adoção de políticas ecológicas e de mobilidade sustentável.
A esta altura, Óbidos dispõe de cerca de 90 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, oferta que deverá aumentar até cerca de 130 quilómetros, fruto da parceria com o projeto nacional "Palmilhar Portugal - maior percurso pedestre do Mundo".
"Estes percursos, para além de se interligarem com as ciclo e ecovias existentes, atravessam também áreas de grande riqueza natural e ambiental, alinhando-se, de forma transversal e multifacetada, com os princípios da mobilidade sustentável e escolar", afirmou Filipe Daniel, presidente do Município de Óbidos, durante o congresso internacional CIMES.