- Início
- Viver
- Comunicação e Design
- Notícias em Destaque
- Praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço voltam a ter Bandeira Azul
Praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço voltam a ter Bandeira Azul
As praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço voltaram a receber, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Azul, anunciou, no dia 27 de Abril, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Recorde-se que estas duas praias do concelho de Óbidos receberam pela primeira vez o galardão em 2021, depois de um esforço, por parte da autarquia, em dotar aqueles espaços de melhores condições para o veraneio.
Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou a Associação Bandeira Azul Europa durante a cerimónia que decorreu no Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, concelho de Oeiras.
Relativamente à região Oeste, para além de Óbidos, foram galardoadas praias nos seguintes concelhos: Torres Vedras (12), Peniche (7), Caldas da Rainha (2), Alcobaça (2) e Nazaré (2 e mais 3 embarcações de ecoturismo).
Em relação às vantagens de se frequentar uma praia distinguida há quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, a 1 de Junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, a 15 de Junho. A bandeira será ainda hasteada na Marina de Troia, no concelho de Grândola, a 5 de Junho.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.