- Início
- Viver
- Arqueologia
- Trabalhos arqueológicos
- Rua D. João de Ornelas
Rua D. João de Ornelas
A Rua D. João de Ornelas situa-se na Vila de Óbidos, extra-muros, fazendo a ligação entre a Porta da Vila e a Estrada Nacional Nº 8 pelo interior do Arrabalde. Os trabalhos arqueológicos incidiram sobre a parte central da Rua D. João de Ornelas, com início ao Adro da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate e fim à Rua Dr. Luís Octávio de Amorim Garcia. Envolveram fases de acompanhamento e de escavação, até se alcançar o nível geológico. Decorreram em Janeiro e Fevereiro de 2008.
No troço este-oeste, identificaram-se canos em alvenaria ordinária, relacionados com a drenagem de águas residuais e pluviais; apresentavam o fundo revestido com lajes ou pedras irregulares e a cobertura executada em lajes.
O cano principal desaparecia sob o edifício do Hotel Real d’Óbidos na direção sul e sob o largo da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate na direção norte, daí propormos uma cronologia dos sécs. XVIII ou XIX. Os canos secundários evidenciavam relações de posterioridade, pelo que sugerimos uma fundação contemporânea. Também se detetou um pavimento empedrado, enquadrável no período tardo-medieval ou no início da modernidade.
No troço nordeste-sudoeste, encontraram-se vestígios de um pavimento empedrado, que deverá remontar à época moderna. Também se identificou um silo, escavado no nível geológico para o armazenamento de géneros alimentares; revelava um perfil muito baixo e largo, tendo a parte superior destruída. Possuía um enchimento heterogéneo, datável do período tardo-medieval ou do começo do período moderno.