-
Início
-
Viver
-
Arqueologia
-
Trabalhos arqueológicos
- Necrópole de S. Pedro
Necrópole de S. Pedro


Necrópole de S. Pedro localiza-se no Largo de S. Pedro, frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Os trabalhos de campo consistiram na realização de cinco sondagens contíguas, atingindo-se em todas elas o nível geológico. Estes trabalhos decorreram em 2002 e 2003.
Durante os períodos moderno e contemporâneo, verificou-se a instalação de serviços públicos e a execução de obras de beneficiação no Largo de S. Pedro.
No entanto, o local conheceu uma ocupação muito mais complexa entre o séc. XIII e o séc. XVI, altura em que foi utilizado como necrópole (cemitério) da Igreja de São Pedro. Os trabalhos permitiram identificar 35 enterramentos efetuados em cova simples e em sepultura de pedras soltas, com ou sem lajes de cobertura; encontravam-se orientados de poente para nascente, com variações para NW-SE e SW-NE. O dinamismo da necrópole está evidente na utilização intensiva do espaço, na sobreposição de sepulturas e na presença de ossários.
Paralelamente, detetou-se o enchimento da vala de destruição de uma muralha, datável da segunda metade do séc. XIII ou do séc. XIV; seguia a direção NE-SW. A estrutura amuralhada fora totalmente desmontada para se reutilizar a pedra noutro local, tendo ficado o excesso no fundo da vala.
Escavou-se ainda o enchimento de um silo, atribuível ao séc. XIII. O silo apresenta um perfil aproximadamente hemisférico, com a parte superior bastante destruída por sucessivos derrubes; foi escavado integralmente no nível geológico. Este tipo de estrutura servia para o armazenamento de cereais.