- Início
- Viver
- Arqueologia
- Trabalhos arqueológicos
- Cerca Velha
Cerca Velha
O arqueossítio localiza-se no extremo Norte da Cerca do Castelo.
Os trabalhos de campo consistiram na escavação de uma área significativa, até 30 a 40 cm de profundidade. Foram efetuados em 2004. Durante o séc. XX, verificou-se uma atividade particularmente destrutiva sobre o sítio, que envolveu a instalação de serviços, o nivelamento do terreno, a construção de sapatas e a reconstrução da muralha.
No séc. XIX, foram colocadas algumas camadas de aterro no lado nascente do sítio. Este aterro pode estar relacionado com as intervenções realizadas na Cerca Velha, durante esse período.
A continuação dos trabalhos permitiu identificar parte de um edifício de grandes dimensões, datável do séc. XIII. Apresenta compartimentos amplos, com pavimentos em argamassa, e uma conduta para escoamento de águas. Com o passar do tempo, recebeu algumas campanhas de obras que alteraram a planta inicial (novos compartimentos, novos pavimentos). Na primeira metade do séc. XVI, verificou-se a destruição de várias estruturas e o aterro de uma área considerável, o que sugere uma mudança na função do edifício; aparece uma calçada. Em 1938, o edifício encontra-se já em estado de ruína.