- Início
- Viver
- Cultura
- Monumentos da Vila de Óbidos
- Santuário do Senhor Jesus da Pedra
Santuário do Senhor Jesus da Pedra
Imóvel de Interesse Público.
Arquitetura religiosa e barroca.
Fora da Vila, na estrada para as Caldas da Rainha, ergue-se o Santuário do Senhor da Pedra, templo inaugurado em 1747, um dos principais monumentos barrocos em Portugal, foi erigido por ordem de D. Tomás de Almeida, primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa, e do rei D. João V.
O risco da obra é de autoria do Arq. Capitão Rodrigo Franco (da Mitra Patriarcal) e tem a particularidade de articular um volume cilíndrico (exterior) com um polígono hexagonal (interior), em planta centrada à qual se anexam três corpos (dois correspondentes às torres e outro que corresponde à sacristia).
No seu programa de simetrias destaca-se o jogo de janelas invertidas. O seu interior apresenta três capelas: a capela-mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José, com telas de José da Costa Negreiros.
A “estranha” imagem de pedra de Cristo Crucificado, em maquineta própria no Altar-Mor, esteve até à inauguração do Santuário recolhida numa pequena ermida junto à estrada para Caldas da Rainha onde era objeto de grande devoção, nomeadamente do Rei D. João V.
Existem várias lendas subjacentes à construção do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, mas todas apresentam na base os maus anos agrícolas e as doenças, para as quais a imagem do Senhor da Pedra tinha poder de intercessão.