- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Mais de 40 grupos de música medieval, teatro, animação, palestras e muita gastronomia marcam nova edição do Mercado Medieval de Óbidos
Mais de 40 grupos de música medieval, teatro, animação, palestras e muita gastronomia marcam nova edição do Mercado Medieval de Óbidos
Mais de 40 grupos de música medieval com projeção mundial, teatro imersivo, animação histórica, palestras e muita gastronomia marcam uma nova edição do Mercado Medieval de Óbidos, que este ano arranca no próximo dia 18 de julho sob o tema "Entre Rosas e Espinhos".
A exemplo de edições anteriores, a aposta nas melhores experiências, espetáculos, artistas, figurinos, cenários, personagens e conteúdos históricos a partilhar com o público visitante foi soberana, razão pela qual se antecipam 10 dias de mercado verdadeiramente memoráveis.
Na música, destaque para “Els Berros de la Cort”, um dos grandes grupos de sonoridade medieval vindos de Girona, que promete trazer um som poderoso e festivo, e um repertório vibrante de adaptações medievais (música milenar, melodias do norte e do sul da Europa, música pagã e religiosa).
Neste capítulo, destaque também para a banda portuguesa “Albaluna”, fundada em 2010. Em dois concertos, seis habilidosos músicos apresentam as suas composições, maioritariamente originais e muito inspiradas no espectro cultural que une os povos em torno do mar Mediterrâneo e das três culturas que definem a herança cultural ibérica. Com os seus instrumentos ancestrais, é de esperar um espetáculo enérgico e repleto de aromas musicais.
No teatro, uma nota para grupos como os “Jenus”, “Os Almeida”, “Safaneta” ou o “Saltimbanco da Charneca”, sempre prontos a criar momentos hilariantes de boa disposição com as suas tropelias, malabarismos e caricaturas.
Na componente de animação histórica, poderá contar-se, em todo o recinto do Mercado, com a composição de quadros diversos alusivos ao tema, com a apresentação de ofícios militares e civis, mas também de animais de falcoaria e da quinta. Espaços de aprendizagem e conhecimento, no fundo, preparados para proporcionar momentos lúdicos, atividades interativas e demonstrações ao vivo, permitindo aos visitantes uma imersão completa na história e tradições locais.
Número de associações do concelho a crescer
Este ano, o Mercado Medieval de Óbidos contará com a representação de mais de 21 associações do concelho. Um número que tem vindo a crescer de ano para ano, e que cumpre a estratégia do município de envolver, cada vez mais, a sua comunidade nas dinâmicas do território e no seu programa anual de eventos.
Ao todo, são 18 as tabernas disponíveis no recinto, que trarão consigo iguarias da Idade Média e da região de Óbidos. A estas, juntam-se três associações ligadas a áreas como a animação ou os trajes, asseguradas pelas coletividades de todas as freguesias do concelho.
O evento assume assim, um carácter comunitário, que tem por objetivo assegurar às associações locais a sua própria fonte de receita e sustentabilidade.
História e aprendizagem
Aliada às dimensões animação, música e gastronomia, também a História tem aqui uma forte representação.
Destaque para a palestra do dia 20 de julho, na Igreja de S. João de Mocharro, com o tema “A heráldica portuguesa na época de D. Dinis”, com Miguel Metelo de Seixas e moderação de Catarina Tente.
Já no dia 27 de julho, também na Igreja de S. João de Mocharro, as conversas vão girar em torno do tema “Isabel de Portugal: o poder, a vontade e a misericórdia”, com Maria Filomena Andrade e moderação de João Luís Fontes.