- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Fundação Santander premeia “MyMachine” por promover boas-práticas e metodologias inovadoras de ensino
Fundação Santander premeia “MyMachine” por promover boas-práticas e metodologias inovadoras de ensino
O programa "MyMachine" foi um dos projetos distinguidos pela Fundação Santander para o prémio "Quem Brinca É Quem É".
De um total de 425 candidaturas, o júri nomeado pela fundação identificou apenas 10 projetos a nível nacional, que visam promover boas-práticas e metodologias inovadoras de ensino nas escolas públicas ou privadas portuguesas do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Com esta distinção, o agrupamento de escolas Josefa de Óbidos - a instituição envolvida no programa - irá receber €5.000 para cada projeto premiado. Visitará ainda a LEGO House, na Dinamarca (com viagem, estadia e diária incluída para uma pessoa), terá formação LEGO (para três pessoas, no contexto da metodologia Learning Through Play promovida pela LEGO Foundation em Portugal), e receberá um Kit LEGO.
O prémio "Quem Brinca É Quem É" pretende reconhecer projetos que promovam o "Aprender através do Brincar" em escolas e associações de solidariedade, de apoio ou de pais, e qualquer entidade focada na educação de crianças dos 6 aos 12 anos.
Com esta iniciativa, a Fundação Santander tem como missão criar uma rede de escolas que incentive competências essenciais para o futuro como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas.
Sobre o "MyMachine"
O "MyMachine" é um programa educativo que surgiu em Kortrijk (Bélgica), com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervir no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades, dando-lhes depois ferramentas para que possam resolver esses problemas ou necessidades.
Presente em diversos países, este projeto tem como objetivo promover as áreas científicas e tecnológicas, através da implementação de uma metodologia que permite a colaboração entre crianças e alunos do pré-escolar, 1.º Ciclo, ensino profissional e universitário, empresas e outras entidades, transformando ideias de máquinas de sonho em realidade.
Envolve o Município de Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, o Óbidos Parque, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria, o CENFIM - núcleo das Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha), e o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha).
Em Óbidos, sede do projeto a nível nacional, o "MyMachine" tem um espaço próprio, um núcleo multidisciplinar e transversal que garante uma abordagem educativa e formativa tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção.
A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, assegurando um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental.