- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- "Fronteiras" é o tema do FÓLIO em 2025
'Fronteiras' é o tema do FÓLIO em 2025
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos anunciou, este domingo, na Tenda Vila Literária, durante a sessão de encerramento da edição de 2024 do FÓLIO, o tema e as datas do festival do próximo ano: o certame terá lugar entre 9 e 19 de outubro sob o desígnio das “Fronteiras”.
Filipe Daniel fez um balanço “extremamente positivo” do evento que, este ano, terá atraído a Óbidos mais de 100 mil pessoas ao longo de 11 dias. “Foi um festival extraordinário, muito eclético, com um elevado número de iniciativas e de qualidade superior, obtendo uma enorme adesão de público. Valeu a pena todo este esforço do município e dos coorganizadores e parceiros, pois foi, sem dúvida, uma edição marcante e repleta de inquietação. Tivemos um elevado número de sessões lotadas e nem a chuva, que se fez sentir nalguns dias, fez demover o público”, salientou o autarca.
A edição de 2024 do FÓLIO, iniciativa do Município de Óbidos, empresa municipal Óbidos Criativa, Ler Devagar e Fundação INATEL, congregou cerca de 600 iniciativas, entre as quais vários eventos realizados nas freguesias. “Esta foi mais uma marca distintiva desta edição. Queremos incluir as nossas gentes neste festival de referência a nível internacional e que cada vez mais leva Óbidos além-fronteiras”, sublinhou o presidente do município, destacando a distribuição de vouchers pelos alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos para a aquisição de livros durante o FÓLIO como “mais um aspeto diferenciador” do festival.
“Olhamos com grande cuidado para a nossa população estudantil. Com esta medida, quisemos incentivar a leitura entre os nossos jovens e, com isso, plantar sementes de conhecimento e cultura para as próximas gerações”, reforçou Filipe Daniel. “O FÓLIO tem-se afirmado como um elevador não só cultural, mas acima de tudo, social em Óbidos, permitindo-nos aproximar pessoas, estimular o diálogo e promover uma partilha de saberes que transcende fronteiras”, afirmou Filipe Daniel.
No próximo ano, o Festival Literário Internacional de Óbidos celebra a 10ª edição. Esta iniciativa realiza-se desde 2015, trazendo anualmente à Vila Literária centenas de autores, portugueses e estrangeiros, ilustradores, músicos e outros artistas para um contacto direto com o público, que preenche vários espaços de Óbidos e, este ano, também do concelho, como foi o caso do Convento de São Miguel, nas Gaeiras.