- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos em 1º lugar a nível nacional no exame de Filosofia
Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos em 1º lugar a nível nacional no exame de Filosofia
A Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos ficou em 1º lugar, a nível nacional, na lista das melhores médias do exame de Filosofia e em 2º no exame de Inglês, de acordo com o ranking das escolas de 2023, elaborado pelo jornal Público em parceria com a Católica Porto Business School.
No ensino secundário, a média obtida pelos alunos da Josefa de Óbidos nos exames de Filosofia foi de 17,42 valores, e em Inglês de 17,74 valores.
No ranking dos exames de acesso ao ensino superior, a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos encontra-se na 193ª posição (num universo de 637 escolas, a nível nacional, de acordo com o ranking Público/Católica), o que representa uma subida de 12 lugares face a 2022. A média obtida foi de 12,10 valores, o que coloca o estabelecimento de ensino em 7º lugar a nível distrital. No ano letivo 2021/2022, a escola de Óbidos obteve uma média de 11,77 valores.
A subida da escola Josefa de Óbidos no ranking anual das escolas tem sido não só uma constante, como acentuada. Nos últimos dois anos, por exemplo, a nível nacional, a escola subiu 155 lugares, resultado que, para o presidente da Câmara, é digno de nota.
“O município vê com agrado os resultados obtidos nos exames nacionais pela Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, que são reflexo do empenho e mérito dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Não sendo os rankings o único instrumento de avaliação da qualidade do ensino, também não os devemos desvalorizar. São um meio de análise do trabalho desenvolvido e, nessa medida, estes resultados indicam que o trabalho é altamente meritório”, refere Filipe Daniel.
"Da parte do município, mantemos total empenho no sentido de gerar condições de excelência para que alunos e professores possam, nos próximos anos, ser capazes de ainda reforçar os bons resultados com o objetivo de continuar o processo de melhoria”, sublinha o autarca.
“É com grande felicidade e orgulho que saliento a subida nos resultados que tem sido sentida desde 2019”, aponta, por seu turno, José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. “Somos hoje um agrupamento que trabalha de igual para igual com agrupamentos de renome, tendo sempre em vista a qualidade do ensino/aprendizagem dos alunos e o seu sucesso a nível académico e profissional”, sublinha o responsável, dando como exemplo o facto de Óbidos ser "a única escola a nível nacional com uma prova de 20 valores a Filosofia, e com a segunda melhor média a Inglês a nível nacional”.
“Este trabalho vem mostrar que quando uma escola se abre à comunidade, se apoia nos seus stakeholders, se articula em dinâmicas cooperativas e quando o foco são os alunos, ‘o céu é o limite’", conclui José Santos.