- Início
- Viver
- Comunicação e Imagem
- Notícias
- Biblioteca Municipal e Associação "Bordar Óbidos" lançam atelier
Biblioteca Municipal e Associação 'Bordar Óbidos' lançam atelier
É uma arte com mais de meio século de existência e pode começar a ser aprendida e executada a partir do próximo sábado, 9 de novembro, num atelier lançado e dinamizado pela Biblioteca Municipal de Óbidos, em parceria com a Associação "Bordar Óbidos".
A primeira sessão do atelier, concebido para envolver novos talentos nesta arte de saber-fazer e para eternizar a tradição dos bordados e da tapeçaria local, realiza-se entre as 15h00 e as 18h00, no Convento de São Miguel (Gaeiras), sendo que as sessões seguintes terão lugar às terças-feiras, das 19h30 às 22h30.
"Este projeto procura divulgar um conjunto de valores patrimoniais e culturais do concelho através das artes - nomeadamente do bordado e da tapeçaria. Nasce precisamente da necessidade de alimentarmos e perpetuarmos a cultura popular junto da comunidade e, sobretudo, junto de crianças e jovens, cada vez mais alheados deste contexto, o que tem enfraquecido a transmissão do conhecimento, neste caso, do saber-fazer", explica Margarida Reis, vereadora da Cultura do Município de Óbidos.
"O artesanato, além de ser uma atividade produtiva utilitária e decorativa, é uma manifestação cultural, transmitida na maioria das vezes oralmente no seio familiar ou no meio comunitário. Está intrinsecamente ligado às nossas origens, faz parte da nossa identidade, e merece ser nutrido".
Impulsionar a economia através da criação de condições de sustentabilidade para estas atividades e gerar redes e parcerias que potenciem a qualificação do produto e a sua competitividade, são outros dos objetivos desta ação.
A participação nas sessões é gratuita. As inscrições deverão ser feitas através do email biblioteca@cm-obidos.pt.
O atelier será dinamizado por Florentina Santos, Rosário Garcia, Sylvie Simão e Vicência Almeida (no Bordado de Óbidos), e por Manuel Madureira (Tapeçaria de Óbidos).
Sobre os Bordados de Óbidos
Arabescos, pássaros, o Castelo de Óbidos e a palavra "Óbidos", bordados em tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho, são elementos característicos dos Bordados de Óbidos. Nestas peças, são empregues os pontos "pé de galo" para o preenchimento e o ponto “pé de flor” para os contornos, sobre o linho branco, meio linho ou estopa.
O Bordado de Óbidos, cujos motivos foram inspirados no teto da nave central da Igreja de Santa Maria, nasceu na década de 50 pela mão de Maria Adelaide Ribeirete, inspirando muitas mulheres. Atualmente, as peças são feitas pela Associação Artesanal e Artística "Bordar Óbidos”, todas elas com o selo de autenticidade.