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Município transfere Serviço de Coesão Social para antigo edifício do “Novo Banco”
![Município transfere Serviço de Coesão Social para antigo edifício do “Novo Banco”](/thumbs/cmobidos/uploads/news/image/5396/servico_de_coesao_social_de_obidos_denilson_andrade_cmo_1_2500_2500.jpg)
05 Fevereiro 2025
O Município de Óbidos procedeu à transferência, no passado dia 20 de janeiro, do Serviço de Coesão Social para o edifício onde funcionou o balcão do “Novo Banco”, na Estrada Nacional 8, dando assim mais um passo no sentido de retirar serviços públicos do interior da vila.
Além do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a equipa de sete técnicos superiores e dois assistentes técnicos dá também apoio aos munícipes que necessitem, entre outros, dos programas municipais de habitação, melhor idade, enxoval do recém-nascido, bolsas de estudo e apoio ao medicamento.
“Ter estes serviços nos Paços do Concelho criava grandes dificuldades na acessibilidade dos munícipes e, desta forma, conseguimos concentrar todas as respostas de âmbito social e, em termos de mobilidade, é muito mais acessível. Isso foi tido em conta nesta mudança”, explica o vereador da Coesão Social do Município.
José Pereira salienta que estes serviços “serão futuramente integrados no edifício Multisserviços”, que a autarquia pretende desenvolver em breve, pelo que esta é, ainda, uma solução provisória, mas que garante uma “resposta mais adequada aos munícipes”.
O edifício multisserviços, uma das prioridades do executivo municipal, vai incluir um wellcome center e check in (centro de boas vindas e receção geral dos turistas em unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Proteção da Muralha), loja do cidadão e os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e ainda a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
Na sequência do processo da transferência de competências em matéria de Ação Social da administração central para os municípios, a Câmara Municipal de Óbidos passou, desde 2023, a assumir as funções de atendimento e acompanhamento social, além da prestação de apoios de caráter eventual aos munícipes e do acompanhamento dos processos de Rendimento Social de Inserção, até então garantidos pelo Instituto da Segurança Social.
O SAAS funciona de segunda a sexta-feira, com encerramento de uma hora durante o período de almoço, mediante agendamento prévio. O agendamento poderá ser feito através do telefone 262 955 500 e do endereço de correio electrónico saas@cm-obidos.pt. O período de atendimento do serviço tem a duração de 6 horas diárias, abrangendo os períodos da manhã, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, encontrando-se fechado aos sábados, domingos e feriados.
Já o CLAIM é um programa de coesão social da autarquia, especificamente orientado para a população migrante e para todas as questões relacionadas com a temática das migrações, resultando de um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações e Diálogo Intercultural (ACIDI). Promover o acolhimento e a integração dos cidadãos migrantes na sociedade portuguesa é o objetivo central do CLAIM em Óbidos, que realiza atendimento e apoio aos estrangeiros em diversas áreas. Funciona, em regime presencial, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, mediante agendamento (preferencialmente). O telefone de contacto é o seguinte: 967 185 770.
Além do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a equipa de sete técnicos superiores e dois assistentes técnicos dá também apoio aos munícipes que necessitem, entre outros, dos programas municipais de habitação, melhor idade, enxoval do recém-nascido, bolsas de estudo e apoio ao medicamento.
“Ter estes serviços nos Paços do Concelho criava grandes dificuldades na acessibilidade dos munícipes e, desta forma, conseguimos concentrar todas as respostas de âmbito social e, em termos de mobilidade, é muito mais acessível. Isso foi tido em conta nesta mudança”, explica o vereador da Coesão Social do Município.
José Pereira salienta que estes serviços “serão futuramente integrados no edifício Multisserviços”, que a autarquia pretende desenvolver em breve, pelo que esta é, ainda, uma solução provisória, mas que garante uma “resposta mais adequada aos munícipes”.
O edifício multisserviços, uma das prioridades do executivo municipal, vai incluir um wellcome center e check in (centro de boas vindas e receção geral dos turistas em unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Proteção da Muralha), loja do cidadão e os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e ainda a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
Na sequência do processo da transferência de competências em matéria de Ação Social da administração central para os municípios, a Câmara Municipal de Óbidos passou, desde 2023, a assumir as funções de atendimento e acompanhamento social, além da prestação de apoios de caráter eventual aos munícipes e do acompanhamento dos processos de Rendimento Social de Inserção, até então garantidos pelo Instituto da Segurança Social.
O SAAS funciona de segunda a sexta-feira, com encerramento de uma hora durante o período de almoço, mediante agendamento prévio. O agendamento poderá ser feito através do telefone 262 955 500 e do endereço de correio electrónico saas@cm-obidos.pt. O período de atendimento do serviço tem a duração de 6 horas diárias, abrangendo os períodos da manhã, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, encontrando-se fechado aos sábados, domingos e feriados.
Já o CLAIM é um programa de coesão social da autarquia, especificamente orientado para a população migrante e para todas as questões relacionadas com a temática das migrações, resultando de um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações e Diálogo Intercultural (ACIDI). Promover o acolhimento e a integração dos cidadãos migrantes na sociedade portuguesa é o objetivo central do CLAIM em Óbidos, que realiza atendimento e apoio aos estrangeiros em diversas áreas. Funciona, em regime presencial, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, mediante agendamento (preferencialmente). O telefone de contacto é o seguinte: 967 185 770.
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